14/05/2021 17:42 - Dicas

NBR 5382 da ABNT sobre a iluminância dos ambientes

Você já se perguntou o motivo pelo qual os arquitetos decidem o posicionamento das janelas, lâmpadas e luminárias de um projeto? Muito provavelmente você acha que eles agem a partir de um objetivo - iluminar o escritório, por exemplo - e consideram apenas a posição do solar sobre o ambiente. De fato, priorizar as paredes com mais exposição à luz solar é importante e uma boa dica, mas, na verdade, existe uma norma reguladora sobre a iluminância dos ambientes internos. É a NBR 5382, da ABNT.

A norma regulariza como se faz a verificação da iluminância de interiores de áreas retangulares, através da iluminância média sobre um plano horizontal, proveniente da iluminação geral.

Na prática, é com base nessa norma que o profissional projeta os ângulos da iluminação dentro de diversos espaços, como o escritório. Ela ajuda a garantir o melhor aproveitamento do ambiente e a conservação de boas práticas em relação à qualidade de vida no trabalho.

Como é feita a verificação na NBR 5382 da ABNT?

A verificação do cumprimento da Norma se dá a partir do uso de um instrumento de fotocélula com correção do cosseno e correção de cor e com temperatura ambiente entre 15°C a 50°C. A partir dos dados recolhidos, uma equação é realizada e o número final é considerado a iluminância média do local. Os fatores que podem influenciar no resultado da equação são: refletâncias, tipo de lâmpada e vida, voltagem e instrumentos usados. Estima-se que o método utilizado tem até 90% de eficácia.

Contudo, a ABNT não tem poder para fiscalizar ou punir quem não obedece suas normas, mas fique atento: alguns municípios enquadram as normas em seus regulamentos no que diz respeito a reformas, por isso, é importante que a sua empresa consulte um profissional da área. E, em geral, o cumprimento das exigências da ABNT servem como parâmetro para profissionais e síndicos.

Fique atento!