06/04/2021 11:13 - Dicas

Luz natural no escritório faz bem à saúde

Qual é a primeira coisa que você faz ao chegar no escritório? Se a resposta for “abrir as janelas” você, provavelmente, faz parte de um grupo de trabalhadores que dormem mais, se exercitam mais e também são mais bem humorados.

Quem afirma isso é o Journal of Clinical Sleep Medicine, periódico médico americano que estuda o sono. O artigo, divulgado pela revista Exame, afirma que “colaboradores que desfrutam de mais luz (especialmente luz natural) durante o dia têm maior probabilidade de serem mais saudáveis e de manterem o bom humor”. Ao estudar um grupo que era exposto à luz natural durante o expediente, descobriu-se que eles dormiam, em média, 46 minutos a mais do que outros colegas. Outro dado interessante é que quem trabalha nessas condições também tende a ser mais ativo fisicamente.

O grupo de trabalhadores que não tinham janelas próximas às suas mesas ou luzes artificiais eficazes apresentou problemas físicos, distúrbios do sono e baixa qualidade de vida.

Somos tão afetados pelo ambiente porque passamos a maior parte do tempo trabalhando. Idealmente, o local de trabalho deve ser propício para a concentração, confortável, seguro e agora também sabemos da importância em priorizar a iluminação. A luz, de preferência a natural, contribui para uma boa execução das atividades e ainda torna o espaço mais agradável.

Os arquitetos já costumam incluir uma boa e eficiente iluminação em seus projetos, e aqui vão mais algumas soluções que você pode sugerir:

-A iluminação direcionada é uma boa pedida: para deixar o ambiente mais agradável, use spots com luz fria estrategicamente posicionados;
-Ao utilizar a luz natural com a artificial, se preocupe em não causar fadiga visual. Cores neutras que reflitam a luz no ambiente podem ser uma boa solução;
-Utilize luminárias em sentido longitudinal às janelas.

Além disso, grandes janelas, paredes de vidro, clarabóias ou aberturas horizontais na parede são ótimas opções para deixar a luz natural entrar.

Ao optar por um escritório mais iluminado, é importante estar atento à necessidade de ter móveis de boa qualidade, que tenham uma boa resistência ao excesso de luz. Conheça nosso completo portfólio de produtos!