22/10/2021 17:27 - Dicas

Como organizar o trabalho antes das férias

As férias são extremamente importantes não somente para a saúde do colaborador, mas também para o seu desempenho no trabalho. Porém, quando chega o período que antecede as férias, muitas pessoas ficam preocupadas e com receio de não conseguir se organizar para ficar um tempo longe do trabalho. Pensando nisso, hoje vamos ajudar você a organizar o trabalho antes das férias da melhor forma!

O período de férias, assim como qualquer outro, exige planejamento – mas não estamos falando em plano de viagem, viu? Nos referimos às tarefas e pendências do trabalho que devem ser resolvidas antes mesmo de você sair de férias. Somente assim você conseguirá aproveitar os dias de descanso de verdade.

Afinal, ninguém merece estar na beira da praia lembrando das planilhas que devem ser preenchidas, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de preocupação ou quaisquer transtornos, separamos algumas dicas para você.


7 dicas para organizar o trabalho antes das férias


1. Faça uma lista de tarefas que precisam ser realizadas

Antes de tudo, crie uma lista. Pode ser em um papel, em uma planilha ou mesmo no bloco de notas do seu smartphone. Insira as tarefas na lista por ordem de prioridade.

Ao longo do dia de trabalho, talvez apareçam outras tarefas para inserir na lista. Por isso, é importante organizá-la em ordem de prioridade. Pense sempre: “será que essa tarefa não pode ser deixada para depois das férias”? Assim, você evita ficar sobrecarregado nesse período que antecede os seus dias de descanso.


2. Prepare o seu substituto (se houver)

Terá algum outro colaborador que ficará responsável pelas suas demandas? Então, além de organizar todas as suas tarefas e resolver as pendências, é importante prepará-lo para que ele saiba como desempenhar as funções da melhor forma.

Uma dica é preparar roteiros explicativos e anotar pontos de contato importantes, para que ninguém precise interromper as suas férias por telefone buscando informações.


3. Configure um lembrete em seu email

Essa é uma funcionalidade muito interessante para quem está saindo de férias.

Antes de sair, lembre-se de configurar seu email com uma mensagem automática que informe o período no qual você ficará ausente. Se for o caso, inclua, também, o nome e email do colaborador que ficará responsável pelas suas demandas.


4. Elabore uma lista de tarefas para executar após as férias

Para que o retorno seja mais tranquilo, se possível, elabore uma lista de tarefas que devem ser realizadas na primeira semana após as férias. Assim, você não vai se sentir perdido quando voltar para o escritório e estará pronto para produzir com todo o gás!


5. Renove seu ambiente de trabalho

O final do ano marca o final de um ciclo e o início de outro. E para começar o ano com o pé direito, que tal renovar o seu escritório?

Muitas vezes, passamos mais tempo dentro do escritório do que em nossa própria casa. É por isso que renovar o espaço de trabalho também é importante. Afinal, a felicidade no trabalho vai além de ganhar um bom salário. Questões como qualidade de vida também contam pontos para a felicidade profissional.

Existem diversos truques que contribuem para que você tenha dias mais tranquilos, confortáveis, produtivos e criativos no dia a dia de trabalho, como investir em cores específicas, ter móveis ergonômicos, ter um espaço organizado (com cada coisa no seu devido lugar), etc.

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