22/05/2019 02:27 - Mobiliário Corporativo

A importância de um showroom na era digital e a experiência completa na compra

Pedimos para a equipe @bria_design qual a visão deles sobre experiencia do cliente na loja física. O resultado você confere no texto abaixo:

Na era digital é tendência para os consumidores buscarem cada vez mais produtos no e-commerce. Porém somente um ponto de venda físico é capaz de proporcionar uma experiência completa de compra. Dessa forma, como ter um showroom interessante, convidativo e campeão de vendas?

Já virou hábito para a maioria de nós pesquisar opções na internet. Em uma infinidade de sites é possível comparar produtos, preços, avaliação e recomendação dos usuários, além de encontrar o ponto de venda mais próximo. É evidente a importância de unir o físico com o digital.
Apesar de todas essas facilidades, muitos clientes optam por finalizar a compra na loja física, onde o usuário é capaz de vivenciar uma experiência única através dos cinco sentidos, e é preciso aguça-los de maneira correta para direcionar o cliente ao fechamento.

Experiência de compra:
A importância do ponto de venda ganhou intensidade com os estudos da jornada de compra do cliente, englobando sua chegada à loja, considerando desde o acesso a vagas de estacionamento, até a condução do atendimento e o fechamento da venda.

Para criar essa experiência completa é necessário começar pela primeiro ponto de contato, a fachada, local que reforça a marca e traz a primeira impressão para o cliente. Dependendo do tipo de sala comercial, a montagem de uma boa vitrine de exposição ajuda a atrair o consumidor para dentro da loja, onde inicia-se o processo da compra através de experiências afetivas, imaginárias e sensoriais.

Outro fator determinante é à disposição de um layout que proporcione a melhor valorização possível do produto, pois essa exposição influencia os consumidores e ajuda na decisão da compra. Para definição do melhor layout é necessário inicialmente conhecer o tipo de consumidor que busca o produto, entender seus desejos e comportamentos, para assim proporcionar ambientes com experiências que permitam que as pessoas visualizem os produtos atendendo suas necessidades, imaginando-os em seu home-office ou escritório. É importante que o showroom da loja seja um espaço empolgante.

Depois da definição do público-alvo, alguns fatores podem auxiliar na organização e demonstração dos produtos, como manter uma circulação confortável ao longo da loja, fazendo com que o cliente se sinta convidado a percorrer todo o showroom. Também é preciso estar atento ao zoneamento do local, organizando o mesmo por setores, aliando-se a uma comunicação visual eficiente e criando pontos focais para que o consumidor possa encontrar o produto que procura e experimentá-lo. Os pontos de atendimento, caixas e demais locais de serviço que possam ser necessários para o consumidor precisam estar claros dentro dessa distribuição.

Contribuindo para o envolvimento do cliente, os produtos devem estar distribuídos de forma funcional para mostrar, além da estética, os benefícios que o cliente estará levando ao adquirir aquele produto e, para ampliar o encantamento, uma decoração adequada e harmoniosa do espaço atinge com mais intensidade a percepção do usuário e ajuda na valorização do ambiente. É importante que a ambientação do espaço seja de acordo com o tipo de público de interesse, como por exemplo, um projeto de sala de escritório requintado requer que a composição de elementos represente isso.
Para a valorização total do showroom, a iluminação tem um papel indispensável na percepção visual despertando sensação de aconchego e destaque em pontos específicos que o lojista queira valorizar, além da iluminação geral. Pode-se dizer que a iluminação transforma o cenário. Contemplando este contexto, gerar estímulos com som adequado e aromas são fatores envolventes que podem despertar ainda mais o interesse no cliente em finalizar a compra neste local.

Como dica final, os showroons devem ser explorados com a aproximação de pessoas de interesse. Pense em formas de atrair clientes, influenciadores e outras pessoas importantes através de eventos, palestras, lançamentos de produtos e outros atrativos que convidem a sociedade a conhecer o ponto físico, pois isso gera reconhecimento e indicações de negócios.

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